Projeto TDHA - Para gostar de ler


Por estes caminhos contando histórias, conheci uma grande amiga, a jornalista Monica Kimura.
Numa das minhas contações de histórias percebeu que seu filho Rui, portador 
TDHA, ficava muito atento e participativo.

A partir dessa vivência nasceu o Projeto para gostar de ler e iniciei um trabalho direcionado com Rui, com incentivo a leitura, utilizando a ferramenta Contação de Histórias de uma forma diferente e bem atrativa.

Segue abaixo o depoimento da Monica...


'O prazer da literatura


Atendimento personalizado acende em crianças o gosto pela leitura

O garoto engasga e tropeça nos “tijolinhos” de letras, engole em seco, recomeça. Ele tenta mais uma vez e novo tropeço acrescenta novo grau de inibição. Mais uma tentativa desesperada e outro fracasso. O pequeno simplesmente não consegue vencer o medo e a ansiedade que o atordoam. Esta cena é comum em grande parte das salas de aula deste país que durante décadas não atentou para a imensa lacuna que o descaso com o incentivo à leitura ocasionou. Garotos como o descrito acima existem aos milhões, sem que ações preventivas ou de combate sejam realizadas.
“O universo lúdico e mágico dos livros infantis sempre foi e continua sendo uma grande ferramenta para fomentar nas crianças, o prazer de ler!”, explica a contadora de histórias, Paula Negrão. Sua experiência foi o que a levou a aprimorar sua técnica de contação e, ampliando o leque de atuação, decidiu replicar seu case para ajudar crianças que passam pela mesma situação por ela vivenciada.
Há mais de uma década ela vem realizando atendimentos a crianças com deficiências em leitura e interpretação de texto. E, há alguns anos, vem atendendo também alunos com diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH).
O garoto descrito acima, desde a primeira infância, era considerado um aluno limítrofe, situação causada pelo TDAH. A mais recente Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (CID-10) denomina a patologia como Transtorno Hipercinético. Entre 3% e 6% das crianças em fase escolar foram diagnosticadas com este transtorno, desde a década de 1970.
Boa parte dos especialistas atribuem a grande incidência deste transtorno às deficiências nas grades curriculares que ano a ano vêm exigindo mais e mais dos estudantes, acelerando as atividades e acrescentando conteúdos e mais conteúdos ao já extenso programa escolar. Some-se a isso a diminuição considerável dos espaços de brincar e a falta de tempo de pais e educadores para preparar melhor as atividades dos pequenos. Em decorrência disso, estes mesmos especialistas concordam que o incentivo à leitura é uma das mais eficazes maneiras de minimizar tais problemas. “Por meio da leitura a criança exercita o seu lado lúdico e sensível, percorre com a imaginação situações divertidas e prazerosas e obtém sua recompensa maior que é o aumento de sua auto-estima”, conta Paula.
Após peregrinar por diferentes profissionais, o garoto finalmente chegou à contadora de histórias. Após duas sessões apenas de leituras orientadas pela profissional, passou a ler com mais segurança, mais desenvoltura e muito mais prazer. “Ele passou
a dar entonação às vozes, interpretando dramaticamente a narrativa, obtendo com isso um prazer que antes inexistia”, ressalta a contadora de histórias. Ela enfatiza que uma vez liberto das amarras da inibição, o caminho torna-se suave e com pouquíssimos incidentes.
“É claro que à medida que o nível de dificuldade dos textos aumenta, os tropeços das palavras ocorrem, eventualmente”, conta. É nessa hora que a segurança da profissional se mostra ainda mais eficaz, pois ela oferece o apoio e a compreensão necessários, para que sejam ultrapassados os obstáculos que se interpõem.
Esta nova ferramenta pedagógica à disposição de pais e educadores vêm abrindo novos horizontes a muitos estudantes, não somente os portadores de TDAH, mas todos os que necessitam alguma ajuda quanto ao entendimento da literatura.'

Se quiser saber mais sobre o projeto, entre em contato pelo email: contos_encantos@terra.com.br



Um comentário:

  1. PAULA JA FIS AULA COM VC VOCE E MUITO LEGAL E UMA BELA CONTADORA DE HISTORIAS GOSTO MUITO DE VC

    ResponderExcluir

Senta, que lá vem história, conte-me a sua...