30.8.12

Diário de bordo#meio ♥ Bienal 2012

Olhando as imagens tenho a sensação que o tempo parou e as emoções dessa inesquecível viagem estão vivas no meu coração.  
Fiquei em choque ao entrar com o crachá de identificação de expositor da Fundação Volkswagen e chegar na estande localizada na Rua H.

Ambientação do espaço com pufs coloridos e duas frases inspiradoras:

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê” Monteiro Lobato

Mesmo não sabendo que era o Amor, sentiam que era bom" Jorge Amado




Hora de preparar o palco, abrir a mala e tirar um pedacinho da Índia, terra dos  incensos, cores e encantos.
Já não era mais eu que estava ali, e sim uma narradora com pés descalços  usando um sári laranja, trazendo do oriente algumas pinceladas de cultura  indiana para pequenos leitores ansiosos em entender o que iria  acontecer.


Apresentei às crianças dois contos: O Segredo de Shaira e o Tocador de Tambor. eles fazem parte do Projeto Viagem ao Mundo através do Contos, apresentado no 18º Cole. Conheceram também a respeito do RANGIOLI,  FESTIVAL DIWALI E NAVARATRI.

Rangoli é usado como um símbolo de crenças religiosas e culturais, especificamente hindus. É considerada uma parte importante do processo espiritual, que poderia ser chamado de purificação do espírito e da prosperidade que está por trás de tal purificação. Além disso, representa uma filosofia de vida que celebra com entusiasmo a impermanência de conhecer e dedica-se a um desejo constante de viver no presente. A idéia de que amanhã será renovado, que é o propósito do rangoli, é um dos maiores sobre este símbolo. Festivais de casa adicionais ou ocasiões familiares inspirar a arte de elaborar rangoli. As mulheres podem fazer rangoli na entrada de cada quarto da casa. O passatempo em si é um símbolo básico da criação inovadora eterno, símbolo do espírito. Rangoli criado com ícones, como a suástica, flor de lótus, Lakshmiji passo (Pegalie), etc, são considerados indicadores de prosperidade. Muitas casas hoje ofício rangoli diárias. A arte, então, tornou-se parte da família moderna. Esta decoração criada para quase todos, exceto os poucos, é um símbolo do espírito humano e, portanto, um meio importante para perceber os sentimentos culturais. Rangoli simboliza alegria e felicidade.

O Diwali (também transcrito do Deepavali ou Deepawali) é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e lançam fogo de artifício Diwali é um evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal.

A India é um pais de festivais e celebração. Tem um mundo cultural muito rico. Cada  festival indiano tem um sentido próprio, a razão e o significado por trás de sua  celebração.  




Hora de se despedir da India e tirar da mala um pedacinho da África,  especificamente o Quênia. 
Nesse dia o palco estava decorado com tecidos da África. Apresentei o Conto “Carne de Língua” que retrata a importância de ouvir histórias. 
Essa história estará sempre presente em meu repertório porque aprendi com os Quenianos que as histórias fazem muito bem para as mulheres, crianças, jovens, homens e até mesmo para os reis. Essa versão é do Iivro "As  Narrativas preferidas de um Contador de Histórias", escritor Ilan Brenman .


No final da apresentação uma menina de 8 anos veio me cumprimentar e  disse  que durante a  narrativa, viu uma luz  branca em  minha volta. Agradeço a  abençao dos Mestres Griôs que me iluminaram naquela tarde!

A palavra griô vem de griot, em francês. A palavra 
tem sua origem em bamanan, língua do noroeste 
da África, antigo império do Mali, e significa “o 
sangue que circula”. Assim como o significado 
da palavra, são reconhecidos como griôs 
aqueles que fazem com que as tradições circulem 
entre as novas gerações, preservando a 
identidade cultural de cada povo.”  
(credito http://www.brasildefato.com.br/node/246http://www.brasildefato.com.br/node/246)



2 comentários:

  1. Parabéns! Tudo o que vc faz, é sempre bem cuidado. Um beijo e felizes aventuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela visita e por acompanhar minhas histórias! Abraço. Paula

      Excluir

Senta, que lá vem história, conte-me a sua...